O seu carrinho

Deck de madeira ou cerâmico, qual a melhor opção?

14 Aug- Leitura de 3 min. e 9 seg.

Com a chegada do calor todos gostamos de aproveitar para passar mais tempo ao ar livre e desfrutar do exterior. O difícil é decidir como preparar e revestir o espaço que temos disponível no nosso jardim. Se é um apreciador do natural e da beleza da madeira, o deck é a solução ideal para si!

Deck de madeira ou cerâmico, qual a melhor opção?
0 Comentário(s) 388 Visualização(ões) Tudo Sobre...

As áreas exteriores precisam de ser revestidas com materiais de características específicas como a resistência à humidade e ao sol, durabilidade, e claro com superfícies antiderrapantes.

Na escolha do Deck ideal para si terá que ponderar os prós e contras de cada um, que apesar de serem ambos bem versáteis, são também bastante diferentes.


Deck em madeira

A madeira é um material que contém personalidade e bastantes qualidades para criar um deck confortável. Para além de ser muito resistente este material é um isolante térmico, fazendo com que este piso, mesmo que exposto constantemente a luz solar intensa, não absorva tanto calor.

Este é também um material muito fácil de aplicar, tendo só em atenção o espaçamento entre as tábuas, para evitar que a madeira expanda e acabe por criar rachas e imperfeições no material. É claro que temos não só que avaliar os prós mas também as desvantagens deste material.

A madeira é pouco resistente à humidade e requer atenção e manutenção anual, para a reparação de algumas tábuas, impermeabilização e tratamento das mesmas.


Deck cerâmico

O deck cerâmico é uma solução mais moderna e que se adequa melhor às condições climatéricas adversas, sendo bastante resistente à humidade e à luz solar intensa. Este é também um material muito mais prático e higiénico, sendo mais fácil de manter limpo e não precisando de manutenções regulares como é o caso da madeira.

É importante também ressaltar que este é um material sustentável, tendo em conta que a extração das suas matérias-primas não gera danos graves à natureza, ao contrário da madeira, cujos recursos naturais são bastante explorados para a sua utilização.

É preciso ter em atenção apenas que a aplicação deste deck deve ser feita por profissionais para garantir a durabilidade e a aplicação correta do material.

Existem outros tipos de revestimentos para deck, como o pvc, trazendo também inúmeras vantagens em relação à madeira, mas o deck cerâmico acaba por ser o mais versátil e também o mais resistente para espaços exteriores. É também muito importante ,antes de tomar uma decisão entre qual material escolher, considerar alguns fatores como: o tamanho da área que vai revestir, se é um local exposto constantemente à luz solar, se é perto de uma piscina ou num local que possa ficar molhado por longos períodos de tempo, se é fundamental para o seu projeto o material ser de uma aplicação prática, e por fim mas talvez o mais importante, qual material lhe irá conferir mais segurança e conforto.

Depois de considerar todos estes fatores está pronto para tomar uma decisão e escolher o melhor deck para aproveitar o exterior da sua casa ao máximo!