O seu carrinho

Tudo que precisa saber sobre Pavimento Vinílico

14 Aug- Leitura de 3 min. e 5 seg.

Procura uma opção resistente e durável para o chão de sua casa? O pavimento Vinílico é a solução ideal para si! Veja aqui tudo o que precisa de saber na escolha de pavimentos vinílicos. 

Tudo que precisa saber sobre Pavimento Vinílico
0 Comentário(s) 443 Visualização(ões) Tudo Sobre...


Pavimento vinílico, o que é?

O pavimento vinílico é normalmente fabricado em PVC à base de resina, revestido por uma camada de poliuretano o que lhe confere grande resistência a manchas e outras marcas.

As vantagens deste tipo de pavimento são inúmeras:

  • Fáceis de aplicar, não sendo necessário obras para a sua instalação.
  • Resistentes à humidade e a marcas de uso.
  • Aspeto confortável e quente, imitando madeiras e vários outros materiais.
  • Toque suave e agradável.


Pavimento vinílico, classe e espessura

Como já falado anteriormente, o pavimento vinílico é caracterizado por uma forte resistência a manchas e abrasão, mas existem entre eles diferentes níveis de resistência. Por isso na escolha do pavimento vinílico é importante ter e conta dois critérios:

  • Espessura da lâmina: Quanto mais finas estas forem menos irão durar e resistir a passadas e conferir estabilidade. Quanto mais espessa for a lâmina maior será a estabilidade, podendo até no caso das peças mais grossas compensar desníveis ligeiros na base.
  • Espessura do revestimento protetor: Quanto mais espessa esta camada for maior resistência será conferida à peça.

Os pavimentos Vinílicos são também distinguidos por classes segundo a norma europeia.

  • Classe 21- Uso Doméstico ligeiro
  • Classe 22- Uso Doméstico moderado
  • Classe 23- Uso Doméstico intenso
  • Classe 31- Uso Comercial ligeiro
  • Classe 32- Uso Comercial moderado
  • Classe 33- Uso Comercial intenso


Pavimento vinílico, tipos de Instalação

Existem três tipos de instalação de pavimentos vinílicos, são eles a instalação com cola, instalação autoadesiva e a instalação com clic. A mais utilizada e que recomendamos para garantir a durabilidade e resistência é a instalação com Clic. Esta instalação é feita tal e qual como a do chão flutuante, em que as peças têm ranhuras que encaixam umas nas outras por pressão e permanecem estáveis. Este tipo de aplicação tem também as vantagens que se pode retirar as peças com grande facilidade para manutenção ou troca, e como tem quer ser aplicados com uma base são mais isolantes e confortáveis que as outras duas opções.


Pavimento vinílico, cuidados e manutenção

Outra vantagem do pavimento vinílico é a fácil limpeza e manutenção. Para a sua higienização basta a utilização de uma mopa seca ou aspirador, mas se pretender uma limpeza mais a fundo pode utilizar produtos de limpeza, desde que estes sejam neutros.

Se pretende aplicar um pavimento resistente a humidades, durável e confortável que se adequa a todos os espaços da sua casa e sem ter que fazer obras sem dúvida que o pavimento vinílico é a escolha ideal para si, e agora que já sabe tudo que precisa saber é só escolher o estilo que mais gosta e meter mãos à obra!