Como escolher papel de parede

Na decoração de espaços, é importante a escolha de materiais que possa conferir carácter e ao mesmo tempo ser durável e resistente.
O papel de parede é um tipo de revestimento muito prático e que oferece uma grande variedade de escolha, é uma solução para todos os ambientes, e os vários tipos de projetos, dos mais minimalistas aos mais ousados.
Para a sua utilização correta é importante também que saiba escolher não só o design que mais gosta, mas o tipo de papel de parede que mais se adapta ao seu espaço.
Tipos de Papel de Parede:
Papel de parede Tradicional
O papel de parede tradicional é fabricado em celulose (como o papel normal), e apresentam uma textura seca e lisa.
Este papel de parede é normalmente o mais comum e apresenta vários padrões ou cores, e tem a vantagem de ser mais económico, mas não é o papel adequado para paredes rugosas ou com imperfeições, sendo só aconselhado para paredes lisas e em locais com pouca humidade para que este não se deteriore rapidamente.
Papel de parede Vinílico
O papel de parede vinílico é revestido com uma camada de vinil, sendo fabricado em PVC, o que lhe confere uma textura impermeável, adequada até aos espaços com mais humidade.
Este material tem também a vantagem de ser mais fácil de limpar, tendo uma textura escorregadia e podendo ser limpo apenas com um pano húmido.
Este papel de parede é muito utilizado nas áreas com mais afluência da casa e consegue disfarçar facilmente as imperfeições e irregularidades das paredes.
A única desvantagem deste papel de parede em relação ao papel de parede tradicional é que normalmente são menos económicos acabando por ser indicado apenas para zonas e paredes mais difíceis como referido anteriormente.
Papel de parede em TNT
Este papel de parede como o próprio nome diz é feito em TNT (tecido não tecido) sendo constituído por matérias-primas como o poliéster e a celulose, conferindo-lhe uma aparência que faz lembrar o tecido.
Tal como o papel de parede vinílico este é adequado tanto para espaços com mais humidade e pode ser aplicado tanto em paredes lisas como irregulares.
Já na higienização, precisam de ser limpos com mais delicadeza e cuidados que os anteriores, correndo o risco de romper ou rasgar.
Papel de parede com relevo
Este papel de parede é fabricado com injeções de espuma, o que lhe confere um relevo tridimensional e bastante texturado.
É o ideal para conferir carácter a qualquer espaço, mas se tem animais de estimação este não é o mais indicado pois pode ser danificado facilmente.
Existem também placas feitas em Poliestireno expandido com relevo, mais indicadas para aplicação em caso de espaços com humidade elevada.
Papel de parede de Veludo
Este é um tipo de papel de parede exuberante e requintado, com aparência de veludo.
É um papel de parede muito frágil, por isso não deve ser exposto ao sol e na sua higienização deve-se utilizar apenas o aspirador com bastante precaução.
Não é aconselhado para espaços húmidos nem de muita afluência, e é também um papel de parede pouco económico.
Agora que já conhece os tipos de papel de parede mais utilizados e como adequa-los a cada espaço, é só dar asas á imaginação e deixar-se levar por esta tendência de decoração que é cada vez mais utilizada para dar destaque a qualquer espaço!