O chão flutuante é cada vez mais uma opção de eleição quando se constrói ou renova uma divisão de casa. E não se assuste, se a escolha do seu flutuante se tornar complicada, pois existem diferentes tamanhos, cores, formatos e características técnicas.

Para o ajudar nessa escolha, neste artigo expomos 4 dicas para ter em conta no momento da escolha do seu flutuante. Onde aplicar o seu chão flutuante, quais as cores que deve escolher e que níveis de resistência são mais indicados para si, assim como que cuidados deve ter com este material.



Chão flutuante para todos os espaços!

chão flutuante Desengane-se ao pensar que este material é utilizado apenas nos quartos. O flutuante é um pavimento cada vez mais versátil e pode ser aplicado em todo lado. Por isso se é um amante deste produto saiba que pode aplica-lo em todo o lado. Claro que deve ter em atenção as características do pavimento flutuante no momento de o aplicar nos diferentes espaços de sua casa. Ou seja, o flutuante mais indicado para aplicar na sua sala de estar é diferente do mais indicado para aplicar no seu quarto ou mesmo na sua casa de banho e cozinha. Assim deve considerar os seguintes aspectos:

  •  Casa de banho: Já é possível aplicar chão flutuante na casa de banho, para tal deve optar por uma solução mais texturada para minimizar a possibilidade de deslize, assim como escolher um flutuante à prova de água, pois é um espaço onde a humidade e a água são elementos presentes.
  • Quarto: O quarto é o espaço mais comum onde se aplica este material. Se os seus quartos se situam num piso superior, damos uma dica. Opte por um chão flutuante com isolamento acústico para evitar ruídos indesejáveis, que podem alastrar-se para outros pisos.
  • Sala de estar: Este espaço é um local com muito movimento, onde o desgaste é tende a ser maior. Por isso, escolha um pavimento flutuante que possua, como característica, uma elevada resistência para minimizar os riscos e suportar o mobiliário pesado.
  • Cozinha: Apesar de não ser muito usual colocar flutuante na cozinha, já o pode fazer. Caso seja essa a sua intenção, pode ficar descansado porque é perfeitamente seguro, deve ter em conta dois fatores, escolha um flutuante que seja de fácil limpeza e manutenção bem como á prova de água.



A cor do chão flutuante!

A cor do seu chão flutuante tem um imenso impacto no resultado final da sua decoração. As cores para além do factor estético, têm a capacidade de influenciar o ambiente. Podem dar a sensação de uma divisão ser mais ou menos ampla ou mais rústico ou moderno.

As cores mais claras são indicadas para espaços mais pequenos porque transmitem a sensação de amplitude tornando o ambiente mais leve. Os tons cinzas transmitem suavidade e modernidade para o espaço. Os tons mais escuros dão mais comodidade e conforto a espaços de grande dimensão.



Nível de resistência do chão flutuante!

O nível de resistência do chão flutuante deve ser ajustado ao seu estilo de vida! Antes de escolher o seu flutuante deve reflectir sobre o estilo e ritmo da sua vida e, por consequência, perceber quanto desgaste vai estar sujeito o seu chão. O pavimento flutuante que adora pode não ser o mais indicado para si, por isso antes de escolher alie a resistência ao desgaste que o mesmo vai receber. Por exemplo, se a sua sala de estar é um local com pouco movimento, um flututante AC3 é o indicado. Mas se é uma pessoa que gosta receber amigos e família em casa, se tem filhos ou animais de estimação, o seu espaço tem muita vida. Por isso, o mais adequado é o chão flutuante AC5.



Como limpar o chão flutuante!

Saiba que após escolher o seu chão flutuante existem cuidados especiais que deve ter para a sua correta manutenção. Assim, evite arrastar móveis e cadeiras porque este material tem tendência para riscar  e deve considerar os seguintes cuidados:

  • Nunca use produtos com cloro pois danifica e mancha o pavimento
  • Escolha uma linha de produtos de limpeza adaptada para pavimentos flutuante e/ou laminados.
  • Use sempre produtos de limpeza diluído em água para não manchar.
  • Para uma correta limpeza, primeiro remova as partículas e sujidade com vassoura muito suave ou com um aspirador. Limpe com uma esfregona bem macia e húmida. Enxague bem. Não deixe o seu flutuante com muita água.