Como escolher uma banheira?

Chegar a casa após o trabalho e poder relaxar na banheira é o sonho de muita gente que possui uma rotina intensa. Mas antes de comprar uma banheira há algumas coisas que precisa saber para escolher a banheira ideal para a sua casa de banho.
1. O tipo de Banheira:
Em primeiro lugar precisa decidir o Tipo de banheira a escolher consoante o espaço que tem disponível, as suas opções são:
- Banheira de Canto- A banheira de canto continua a ser um modelo muito popular pelo facto de ocupar apenas um canto do seu espaço de banho sendo assim mais compacta que um modelo normal. Esta é também uma banheira bastante mais confortável e espaçosa, acabando até por oferecer mais espaço para as pernas do que aparenta.
- Banheira de Instalação Livre- A banheira de instalação livre ao contrário da banheira de canto não é feita para ocupar um espaço de sobra, mas sim para ocupar um lugar de destaque no espaço de banho. Pode optar por diversos modelos dos mais modernos aos mais retro, mas o importante é conciliar a estética com o espaço disponível para a casa de banho para que esta banheira seja o centro das atenções.
- Banheira de embutir- Este tipo de banheiras é o mais conhecido e mais utilizado, não focada tanto na estética, mas sim na praticidade, é muito utilizada por exemplo para famílias com crianças pequenas ou animais de estimação. Estas banheiras como o próprio nome diz são embutidas acabando por se adaptar melhor a espaços pequenos, o que pode ser uma vantagem para quem quer uma banheira mas não tem uma casa de banho muito espaçosa.
2. As Dimensões da Banheira:
Quanto ao tamanho da banheira não existe um ideal ou específico a escolher, o importante é que se enquadre e adapte no seu espaço de banho. Escolher uma banheira demasiado grande para um espaço mais reduzido pode acabar por fazer com que a sua casa de banho aparente ser ainda mais pequena, e por outro lado uma banheira muito pequena para uma casa de banho grande poder acabar por não se destacar.
É também importante ter em conta a posição a utilizar na banheira. Se quiser manter uma posição sentado, neste caso uma banheira de canto seria o ideal por ser mais compacta, por outro lado se quiser uma completa extensão do corpo já terá que optar por uma banheira com no mínimo 1.70 m ou até mais, dependendo da sua altura.
Pode ainda optar por uma banheira dupla com a largura para duas pessoas, para que o relaxamento não seja a sós.
3. O Material da Banheira:
Antigamente as banheiras mais utilizadas eram as de ferro fundido, que, hoje em dia têm-se tornado cada vez mais raras devido ao seu peso excessivo. Agora os materiais mais utilizados são sintéticos que permitem combinar a resistência a impactos com um peso mais leve.
- Banheira em Acrílico- As banheiras em acrílico apresentam várias vantagens, tais como manterem a temperatura da água por mais tempo tendo pouco desperdício térmico, e tem também um isolamento acústico melhor. Por outro lado, estas banheiras são mais frágeis, riscando-se facilmente e não tolerando muito bem alguns produtos de limpeza mais agressivos. Estas são uma opção mais económica do que as outras.
- Banheira em Resina- Estas são um pouco mais pesadas que as banheiras em acrílico, mas apresentam uma maior resistência ao impacto e a riscos.Existem também alguns modelos que incluem painéis e outros detalhes em madeira.
4. Funcionalidades da sua banheira:
É importante ter em conta para que funcionalidade irá utilizar mais a sua banheira.
Se for apenas para facilitar o banho das crianças ou animais de estimação pode optar por um modelo mais simples, enquanto que se quiser uma banheira para relaxar porque não optar por uma banheira de hidromassagem?
Existem cada vez mais funcionalidades nas banheiras de hidromassagem, como por exemplo sistema de aquecimento de água, podendo relaxar pelo tempo que quiser sem que esta arrefeça, a função de rádio integrado para que tenha um momento de serenidade com a música que mais gosta, e até mesmo banheiras com cromoterapia, um tipo de tratamento que utiliza diferentes cores actuando em células do corpo e permitindo um equilíbrio entre o corpo e mente, cada cor apresentando uma função terapêutica diferente.
Existem também banheiras para pessoas com mobilidade reduzida, apresentando várias características e funcionalidades para facilitar o banho e a utilização segura da casa de banho.
Quer queira uma banheira para relaxar de vez em quando ou para utilizar todos os dias, esta deve integrar-se harmoniosamente ao seu espaço de banho e adaptar-se a si e às suas necessidades para que tenha sempre uma experiência de qualidade. Opte pela banheira ideal para Si!