Lareira antiga ou recuperador de calor?

Se o aspeto da sua lareira o incomoda e faz a sua casa parecer antiquada, então chegou a hora de renovar a sua lareira antiga, e dar-lhe uma nova Vida com um recuperador de calor.
Mas afinal quais as diferenças entre uma lareira e um recuperador de calor?
Lareira:
Uma lareira continua a ser um elemento de destaque no design de uma casa, a tradicional lareira é sempre composta por uma chaminé que permite a saída de fumo e por uma base onde se queima a lenha para fazer o aquecimento do espaço. Esta traz uma envolvência acolhedora e confortável para o espaço e são relativamente económicas permitindo poupar na conta de eletricidade ou gás.
Recuperador de calor:
Um recuperador de calor é uma forma fácil e rápida de utilizar novamente a sua lareira, este não só torna o espaço acolhedor com os seus designs modernos, como é mais eficiente no aquecimento do seu espaço uma vez que permite recuperar o calor gerado pela combustão, de forma a reutilizar e distribuir o mesmo. Um recuperador de calor consegue aproveitar cerca de 80% a 95% da energia gerada o que leva a um maior aproveitamento do calor quando comparado a uma lareira tradicional.
Os recuperadores de calor permitem também distribuir o calor pelas várias divisões da casa, otimizando a qualidade do ar interior. Existem até alguns modelos preparados para o aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central.
Estes são também uma opção mais segura que as lareiras pois são fabricados em materiais como aço e em algumas versões mais rústicas em ferro fundido e uma porta de vitrocerâmica o que torna os recuperadores de calor num sistema fechado e mais fácil de controlar em relação às lareiras tradicionais.
Por último para além da lenha estes permitem ainda a utilização de pellets como combustível tornando assim os recuperadores de calor numa opção mais económica que as lareiras tradicionais.