Evacuação de fumos, o que precisa saber!
28 Sep


No processo de escolher os acessórios mais adequados à sua chaminé ou salamandra há vários pontos que deve ter em conta, visto que a segurança, o rendimento e o desempenho do seu equipamento de aquecimento estarão dependentes da instalação correta dos mesmos.
Existem 3 tipos de tubos:
- Simples- em aço galvanizado e inoxidável, para instalação no interior.
- Estanque- em aço inoxidável com o-ring de silicone 250º, para instalações de aparelhos de combustão a pellets e gás.
- Isolado- em aço inoxidável e lã rocha, para instalações exteriores e interiores caso a instalação do tubo esteja próxima de materiais inflamáveis como por exemplo têxteis, madeira, etc.
Material dos tubos:
- Galvanizado- de menor resistência e durabilidade, neste caso a chaminé deve ser limpa 2 vezes por ano, por isso exigem maior manutenção.
- Inoxidável- Bastante durabilidade e alta resistência.
- Inoxidável Isolado- Os de maior durabilidade e resistência, durando uma média de 20 anos.
Recomendações e dicas:
- Quando adquirir o seu equipamento de aquecimento confirme o diâmetro da saída de fumos, para saber se é de medida standard, senão pode sempre utilizar reduções e ou tubos feitos à medida.
- Por segurança, guarde sempre distância entre a instalação dos tubos e quaisquer elementos inflamáveis como cortinas, tapetes, etc.
- Para evitar recorrentes limpezas da chaminé e melhorar o desempenho da salamandra, não coloque uniões ou curvas nos primeiros três metros de instalação.
- Para facilitar a higienização do tubo e conseguir uma desmontagem mais rápida do mesmo deve utilizar um TÊ no início, este chega mesmo a ser indispensável no caso de salamandras a pellets.
- Para evitar problemas nas uniões e proporcionar mais segurança à conduta utilize sempre tubos do mesmo material e diâmetro.
- Quando adquirir o seu equipamento de aquecimento confirme o diâmetro da saída de fumos, para saber se é de medida standard, senão pode sempre utilizar reduções e ou tubos feitos à medida.