Precisa de saber mais sobre lava-louças? No momento da compra deste produto deve ter em conta alguns fatores, tais como a praticabilidade, facilidade de limpeza, bem como a estética e design. O lava-louças deve ser resistente e com dimensão adequada ao espaço. Neste artigo vamos dar-lhe dicas e sugestões para que tome a melhor decisão no momento de compra. Vai descobrir quais os tipos que existem no mercado, qual a dimensão ideal, bem como os formatos disponíveis. Fique, também, a conhecer quais os complementos e acessórios que pode comprar com seu lava-louças



Tipos de Lava louça!

Lava louças esculpido

O lava-louças esculpido é feito de um material igual ou semelhante ao da bancada, podendo ser de várias origens. Vamos deixar dois exemplos, o de pedra e o de composto mineral.

No caso do primeiro, como a sua formação é através do uso de uma pedra inteira, tem como vantagem a facilidade de limpeza e um toque de elegância na sua apresentação. Esta opção tende a ser mais cara quando comparada com um modelo standartizado. Contudo, é também uma opção mais versátil e refinada pois o lava louças destaca-se pela diferença e sofisticação, adaptando-se a qualquer tipo de bancada.

No caso do lava-louça em composto mineral é formado por dois terços de trihidrato de alumina e resinas de grande resistência. Este composto mineral confere uma cor branca pura, um baixo peso, uma porosidade nula (absorção <0.1%), sem juntas aparentes e resistente ao fogo e a químicos. É de fácil limpeza, antibacteriano e 100% reciclável. Uma grande vantagem deste tipo de lava-louças é que é totalmente personalizado, em dimensão, forma e design, bem como em leque de cores e padrões, além do tradicional branco puro.

Lava louças embutido

lava louças embutido O lava-louça embutido é colocado por baixo da bancada para que o recorte fique à mostra. Por ser instalado de forma encastrada ocupa menos espaço aumentando a área útil da sua bancada. É, ao mesmo tempo, mais fácil de limpar já que minimiza a existência de juntas e reduz os cantos onde se pode acumular sujidade. Mas esteja atento, o recorte da bancada tem que ser realizado no formato perfeito e com um excelente acabamento. Esta opção é mais prática e higiénica, pois não fica nenhuma interrupção ou relevo entre a bancada e a lava louça na hora de limpar.

Lava louças de sobrepor

Muito aparecido com o lava-louça de embutir, o de sobrepor diferencia-se do anterior pois neste caso a borda fica por cima. É muitas vezes utilizada com uma parte extra na bancada servindo de apoio para a louça recentemente lavada.



O tamanho ideal do lava louças para a sua cozinha

As proporções ideias do lava louça devem estar alinhadas com o tamanho da sua cozinha e, consequentemente, o tamanho da sua bancada. Se a sua cozinha é grande, o ideal é ter uma bancada com lava louça de grande dimensão onde pode preparar os alimentos, cozinhar e lavar a sua louça com mais espaço e conforto. Para estas situações sugerimos, um lava louças de cuba dupla ou de cuba tripla.

Por sua vez, numa cozinha com tamanho mais reduzido deve-se evitar escolher um lava louça de grandes dimensões pois vai retirar espaço á bancada. Mais uma vez devemos escolher um lava louças proporcional ao tamanho da bancada. Para bancadas pequenas o ideal, tanto funcionalmente como esteticamente, é optar por um lava louça pequeno. Para estes casos, sugerimos a opção mais simples de uma só cuba.



Formatos de lava louças

lava louças de pousar O formato mais comum para lava-louças é o retangular com os cantos arredondados, que pode ser de uma, duas ou três cubas. Existem lava-louças com formato arredondado, contudo, é menos aconselhado pois pode limitar a tarefa de lavar a louça.

O lava louça com uma cuba é o mais simples e pequeno, indicado caso seja necessário racionalizar espaço, ou caso, seja utilizado para lavar poucas peças de louça. Apesar de esta ser uma versão mais limitada em termos de dimensão, a utilização de complementos e acessórios pode potenciar a sua utilização e aproveitamento.

Os lava louça retangulares com duas ou mais cubas, são mais espaçosos e com maiores dimensões. Com duas cubas tem dois locais de utilização independentes, e oferece mais opções para utilização e mais espaço e conforto no momento de lavar a louça. Esta solução oferece a possibilidade de separar a louça nas duas cubas ou então realizar duas tarefas independentes. 

O lava louças de cuba tripla é uma boa opção para quem tem um bastante espaço na sua bancada e, é uma ótima escolha para aqueles que utilizam bastante a cozinha.



Complementos e acessórios para o seu lava louças

Agora que já sabe tudo sobre lava louças e já tem todas as condições para escolher o ideal para a sua cozinha, deixamos aqui sugestões de complementos, bem como dois acessórios que deve obrigatoriamente adquirir.

Normalmente, este produto já vem com a válvula, que é basicamente o “ralo” da cuba, sendo a peça que recolhe a água e leva para o sifão. Estas válvulas são necessárias para travar os pedaços de alimentos que podem gerar entupimentos. Assim, se por acaso o seu lava louças não contenha válvula deverá comprar uma.

Aconselhamos a comprar separadamente um sifão, que é a peça que leva a água desde a válvula até ao ponto de esgoto na parede. Pode optar por sifão de plástico ou de metal, sendo que esta peça caracteriza-se por uma curva que serve para manter um pouco de água parada, impedindo que o cheiro do esgoto se disperse. O sifão de plástico é mais barato e flexível, e pode ser instalado mesmo que o seu ponto de esgoto não esteja completamente centralizado com a cuba. Contudo, deve ter sempre em atenção que o meio do sifão tem que estar a uma altura inferior à saída de esgoto, para que seja possível armazenar aquela água parada que impede que os maus odores passem para o ambiente.

Para complementar e completar o seu lava-louça sugerimos um escorredor, uma tabua de encaixar e um triturador de alimentos.